terça-feira, 18 de outubro de 2011

“SERMÃO DA MONTANHA”

São muitas as datas comemorativas. Cada uma com seu significado especial. No último dia 15 foi o dia do Professor, pessoas amadas e odiadas, diga-se de passagem, haja visto as notícias envolvendo a vida desses profissionais nos últimos dias, meses, anos.

O diálogo abaixo é uma forma descontraída, não menos séria, de se pensar no ofício do Professor, que o autor, Professor Eduardo Machado, faz ao estabelecer uma relação entre a atividade do Grande Mestre, Jesus, ao pronunciar o Sermão da Montanha aos seus discípulos, como se eles fossem alunos de uma escola contemporânea.

Naquele tempo, Jesus subiu a um monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem. Ele os preparava para serem os educadores capazes de transmitir a lição da Boa Nova a todos os homens. Tomando a palavra, disse-lhes:

- "Em verdade, em verdade vos digo:
Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.

Felizes os misericordiosos, porque eles..."
Pedro o interrompeu:
- Mestre, vamos ter que saber isso de cor?

André perguntou:
- É pra copiar?

Filipe lamentou-se:
- Esqueci meu papiro!

Bartolomeu quis saber:
- Vai cair na prova?

João levantou a mão:
- Posso ir ao banheiro?

Judas Iscariotes resmungou:
- O que é que a gente vai ganhar com isso?

Judas Tadeu defendeu-se:
- Foi o outro Judas quem perguntou!

Tomé questionou:

- Tem uma fórmula pra provar que isso tá certo?

Tiago Maior indagou:
- Vai valer nota?
Tiago Menor reclamou:
- Não ouvi nada, com esse grandão na minha frente.

Simão Zelote gritou nervoso:
- Mas porque é que não dá logo a resposta e pronto!?

Mateus queixou-se:
- Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!
Um dos fariseus, que nunca tinha estado diante de uma multidão, nem ensinado nada a ninguém, tomou a palavra e dirigiu-se a Jesus, dizendo:
- Isso que o senhor está fazendo é uma aula? Onde está o seu plano de curso e a avaliação diagnóstica? Quais são os objetivos gerais e específicos? Quais são as suas estratégias para o levantamento dos conhecimentos prévios?
Caifás emendou:
- Fez uma programação que inclua os temas transversais e atividades integradoras com outras disciplinas? E os espaços para incluir os parâmetros curriculares gerais?
Elaborou os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais?
Pilatos, sentado lá no fundão, disse a Jesus:
- Quero ver as avaliações da primeira, segunda e terceira etapas
e reservo-me o direito de, ao final, aumentar as notas dos seus discípulos para que se cumpram as promessas do Imperador de um ensino de qualidade. Nem pensar em números e estatísticas que coloquem em dúvida a eficácia do nosso projeto.
E vê lá se não vai reprovar alguém! Lembre-se que você ainda não é professor titular... Perplexo, Jesus retirou-se para o monte e orou: “Pai, em tuas mãos entrego meus discípulos".

2 comentários:

  1. KKKKKKK...
    Nada como uma boa piada pra se falar da realidade nua e crua....
    Valeu!
    Xiko

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  2. Jesus é filho do altissimo!!
    Quem pode mais que Deus!!!!
    Senhor dos Exercitos pronto para a batalha...da Educação!!

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