quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

MENSAGEM DE UM TEMPO QUE DÁ PASSAGEM A OUTRO...

Quem vive de uma tradição cristalizada,      
cristaliza-se no tempo.


Meus queridos amigos
Minhas queridas amigas

Quebrar o cristal se constitui um desafio! A imagem que tenho do ato de quebrar é a de um movimento que vai de encontro ao chão, a parede ou qualquer direção cujo fim é a nova paisagem. Pedaços se lançam para horizontes opostos, se espalham e se localizam em cantinhos específicos. Quebrar é um ato de coragem também!  E que por vezes assusta.

O cristal é algo precioso! O sinto como uma especiaria nobre que, de tão fina nobreza, o desejamos envolto ao mistério. Relíquia a ser apreciada no silêncio da relação com ele.  Cristal é brilho que se pretende escondido.

Desafio é uma corrente misteriosa que nos mira e diz: Vai encarar?

Pois bem... neste tempo em que um espírito diferente sonda alguns corações de sentimentos mais aguçados, trago uma boa nova que vem lá da região leste da cidade de São Paulo. Sim, vários pequenos Jesus nasceram em manjedouras ou leitos de cristal, mas para alem do nascimento quero falar também da ousadia de  ressuscitar!.

Papai Noel é uma das principais estrelas deste instante. Nele, carrega-se a imagem dos presentes e, na mesma corrente, a do ato de comprar, consumir, ter, desejar...  Lá no Sinhá foi diferente! Papai Noel bateu a porta da comunidade e não viu espaço para sua sina tradicional. Não viu chaminé por onde pudesse entrar. Estranhou... e partiu.

 

De diferentes vielas vinham Reis e Rainhas magas com presentes para ofertar aos pequenos meninos Jesus da comunidade. Eram mães e pais cujos filhos vivenciaram, durante todo ano, as mais diferentes experiências de encontro consigo e com os outros, seus irmãos, amigos e Educadores Sociais. A vida, ali, pulsava no ritmo de um sopro saudável, carregada de valores e acariciada pela delicadeza de um olhar mais humano.

Os Educadores Sociais quebraram um cristal. Abandonaram a tradição com ousadia! Na imagem do velho Noel, este cristal precioso de natal, enxergamos a vida em números! Na figura dos Reis Magos lançamos o olhar para o Menino Jesus, protagonista da história, constantemente retratada na imagem das crianças que hoje experimentam a vida numa periferia cheia de Herodes.

O cristal foi quebrado! Resta o desafio de não cristalizar de novo!

Mas, num universo de violências e divisões, ainda nos cabe a simplicidade de um gesto nobre: Vamos convidar Papai Noel para se juntar aos Reis Magos, quem sabe, assim, nós, “vivencialmente” capitalistas, mas, essencialmente humanos, tenhamos a grata alegria de enxergar pela lente de uma infância ainda não contaminada!  

 
aocantoumencanto.blogspot.com

Eu quero esta nova paisagem desvelada por entre os cacos de um cristal quebrado! Quero esta ousadia de sair de um ninho “confortável” e ir à busca das possibilidades que cada caco nos projeta.

Eu aceito este desafio que veio de lá!
Do Sinhá!
Sim sinhô!

Feliz 2013!
Que toda busca nos leve a um encontro e, cada encontro, a uma nova realização!                                                  
                                                                                                                               Gilson Reis
  

Sinhá, comunidade situada na zona leste de São Paulo, área de atuação da ONG Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto.  

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Um Natal Ubuntu

Caros amigos e amigas, estamos vivendo um momento, que de modo geral nos leva a refletir sobre o modo como vivemos e nos relacionamos com o mundo e com as pessoas. O texto abaixo, de Hernani Francisco da Silva, nos mostra como o Natal poderia ser de fato um momento mais bonito na vida de todos, apesar do individualismo, típico da sociedade ocidental. Que possamos viver um Natal Ubuntu todos os dias de nossa vida.
A palavra Africana, Ubuntu, está enraizada na espiritualidade. Sua tradução em português é "Eu sou porque nós somos”. Talvez nós, no natal, vivemos um pequeno momento onde compartilhamos uma comunhão de comidas, bebidas, e presentes, vivemos uma comunidade interligada e Interdependente, mas apenas para aqueles momentos natalinos, acabando as festividades do natal, nos separamos e vamos para nossas casas e o natal acaba. Mas, o Natal Ubuntu é muito maior do que estes gestos, é a chamada a tornar-se família em torno da grande mesa de Deus.
Todo dia é Natal no Ubuntu, neste espírito poderemos viver o verdadeiro significado do Natal diariamente durante o ano inteiro. O Natal é uma época para lembrar o incrível dom de Jesus e de reconhecer a humildade e humanitude do Messias, o Emanuel: Deus conosco. O Ubuntu é o espírito natalino de amor, misericórdia e compaixão é uma maneira de vida para aqueles que querem alcançar a Humanitude. Ao tentar encontrar palavras para explicar o que exatamente este "espírito de Natal" é percebe-se que é resumido em Ubuntu, a teologia Africana que diz: "Eu sou porque nós somos", reconhecendo a incrível conexão e Interdependência da Humanitude e a própria vida com outra pessoa.
Nosso sentimento de conexão e reconhecimento de Humanitude compartilhada são especialmente prevalentes durante o período natalino, é quando a nossa compaixão e empatia chega no pico. A época de Natal é provavelmente o mais próximo que muitos de nós chegamos da grandeza do Ubuntu.
A capacidade de fechar os olhos para os pobres, doentes e oprimidos que é infelizmente comum em nossa sociedade não é possível neste Natal Ubuntu. A chamada para alimentar os famintos, vestir os nus, os sem-teto e viver em plena Humanitude nos 365 dias do ano é o espírito natalino do Ubuntu. Mantemos os nossos olhos bem abertos para ver a injustiça e a desigualdade do mundo ao nosso redor, e responder com a mesma compaixão que temos durante o Natal.
Eu me pergunto o que aconteceria "se o Natal Ubuntu e não o natal do consumismo ou materialismo ou tradicionalismo fosse o nosso Natal?". De fato teríamos mais paz, compaixão e amor durante todo o ano para com todos e todas. Como Gálatas 5.22 e 23 nos lembram: “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio”.
O Natal Ubuntu nos convida para esse fruto do Espírito, onde nossos atos altruístas e o amor que muitas vezes nos acompanham na época de natal não seja apenas reservado para o mês de dezembro. O Natal do Menino Deus chegou! Que possamos abraçar Ubuntu e deixá-lo guiar nossas vidas para além desta época do Natal e dizer nesses 365 dias de Natal “Eu sou porque nós somos".

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

É O COMEÇO DE UM FIM...

Caros leitores e amigos
“É o começo do fim ou é o fim”.   Saudoso Geraldo Azevedo!

    cafecomnoticias.blogspot.com

Eu sinto que pode ser o começo de um fim.
Mas bem, estava eu dentro de um ônibus lotado em plena avenida Mateo bei, Zona leste de São Paulo.  Como não pretendia acabar o mundo dentro de um ônibus e num congestionamento, decidi sair do inferno e apreciar um pouco o purgatório lá fora.

Calor medonho e eu decidi que caminharia até a metade da grande avenida. Certa altura eu decidi, poxa! Quanta decisão! Parece coisa de fim mesmo! Pois é, decidi que enviaria um delicioso torpedo (Adoooro torpedo!!) e assim o fiz, com o  seguinte convite:

SE O MUNDO SE ACABAR E, POR ALGUMA RAZAO INEXPLICÁVEL, SOBREVIVERMOS... VAMOS CONSTRUIR UM MUNDO NOVO! ? EU CONTO CONTIGO!

Eis que eu já estava caminhando a léguas e diante das respostas que choviam no meu celular eu perdi a noção do tempo... e eis que eu atravessei toda avenida andando. Mas valeu muito!! Posso terminar a vida no mundo com os pés calejados, mas se ele não acabar... ola o que meus amigos escreveram:

“Que delicia! Bjs”

“Eu acho uma divina sacanagem o mundo acabar antes do natal, acho que papai do céu tá sem grana pra fazer festa, mas o mundo se acabará se nós desistirmos dele. Por isso conto contigo nesta luta. Eu não desisti! Acordarei linda e maravilhosa!!!”

‘Eu estarei disposta a ajudar neste mundo novo com a força do menino Deus que renasce no natal”

“Pode contar comigo. Eu pego a pá e você a carriola! Kkk”

“kkkkkk Opa! Então pode contar comigo, pois é mais fácil todos nos acabarmos, do que o mundo”

“É pra já! Bjs. Muitas saudades! Esse o novo número do celular?

“Pode contar comigo!”

“ Pode contar comigo, quuem sabe assim o mundo novo que tanto almejamos se concretiza! Bjs”

“Tenho certeza que vamos sobreviver!To junto para o que der e vier “

Olha essa que fofofa! Hum hum!
“ Gilson, voce é lindo mesmo!, voce nao existe. Com toda certeza construiria esse mundo novo! Bjs”

Tem pérolas com esta...
“EU NAO TÔ AFIM! KKK”
“Eu tombem!”
“Com certeza” Bjs
“Em outro planeta!”
“timbora mininu!”

“Conte comigo para esta New Age! E o bafom em sua casa no sábado, tá de pé ?’

“kkk eu topo! Quem sabe assim teremos um mundo mais colorido! Feliz Natal! Abç.”

“kkk Nooosa! Eu ri muito! Kkk Estarei contigo”

“O mundo nao vai acabar! Entao que tal reformarmos este? Adorei aideia! Topa?

“Estamos juntos nesta construção!”

“Nossaaaaaaaaaaaaaaa que liiindo!! Vou guardar seu fone na minha lapela pois este novo numero eu nao tinha”

“kkkkk To nesse querido amigo. Bjs”

“O tamanho de nossa esperança e de nossa garra, nao permitirá que o fim do mundo... Mas conte comigo!”

“Eu tambem! Por isso te espero amanha!”

“Certamente será um mundo melhor!”

“To nessa! Kkk beijo de fim de mundo’

“To nem ai!... como sempre! kkk”

“Que sonho é esse que iremos construir se nao acabar amanha? E a chuva em São Paulo? Parou de chover?”

Pois é... foi uma experiencia inusitada. Não é semana santa mas a minha via sacra eu ja fiz – andar toda avenida Mateo Bei - mas espiritualizada pelos mistérios gozozos!

A noite chegou e com ela um diluvio caiu sob São Paulo... É o começo do fim?

Creio em Deus padre!!


Aos meus amigos
As  minhas amigas

Um FELIZ MUNDO NOVO!!!!!!
Bjs

Gilson eis
Dia do fim do mundo. 


quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

É NATAL!

Ir onde?
às compras?
Por que?
Porque é Natal?
O que tem a ver uma coisa e outra?
Compras.... Natal...
Ah, lembrei...
Comprar as coisas pra ceia...
Sim ceia, missa do galo...
Reunir em torno à mesa
A família, os vizinhos, os que há tempos não aparecem.
Todos convidados a celebrar a festa de Natal...
Tantos anos se passaram, mais de dois mil anos
E esse menino aqui fazendo sucesso...
Sendo lembrado por muitas pessoas no mundo
Isso mesmo vamos às compras...
Compre o que quiser, presentes, comidas e festejemos
Nos alegremos,
Veja Jesus naquele que está mais próximo de você
Dê-lhe o presente e comemore
Estamos próximos de mais um Natal de Jesus
Reflita, reze, e descubra quem é esse JESUS MENINO.
Bom advento à todos!

Luiza André

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

BLIM, BLOM, BLIM, BLOM, BLIM, BLOM... NATAL, NATAL DAS CRIANÇAS...???

A carta abaixo revela em grande medida o desejo coletivo de muitas crianças em relação ao Papai Noel. Sobretudo das crianças pobres, pois quase sempre o presente desejado e esperado por elas, o Papai Noel não traz!

CARTA AO PAPAI NOEL
Prezado Papai Noel,
Você na certa vai achar estranho eu te escrever hoje, dia 26 de dezembro, mas quero falar logo da minha reação ao receber os presentes que você deixou na minha árvore ontem, dia de Natal.
Como você bem deve se recordar eu tinha pedido: uma bicicleta, um trem elétrico, um nintendo e um par de patins. Pois bem, quero lhe informar que durante o ano passado inteiro eu me matei de estudar, fui dos primeiros da turma, tirei dez em todas as matérias, ouso afirmar inclusive que ninguém... ninguém se comportou melhor do que eu, nem com os pais, e nem com os irmãos e nem com os vizinhos, tem mais: cumpri minhas tarefas e obrigações sem cobrar nada, ajudei velhinhos a atravessar as ruas, não ouve nada que eu não fizesse de bom e de gentil aos meus semelhantes.
buscar a água
Mesmo assim com uma tremenda cara de pau, você Papai Noel de bosta, me deixou debaixo da árvore a porcaria de um peão, uma porra de uma corneta, e uma merda de um par de meias, seu barrigudo, miserável de uma figa, ou seja, comporto-me como um imbecil de merda o ano inteiro e você me faz uma putaria dessas e o que é pior, ao filho da vizinha, esse viado, filho da puta, mal criado e desobediente, que GRIIIIITA com a mãe e chama o pai de corno, pra esse anor….pa pa para essa música agora, para essa música agora, é… pra esse anormal, você trouxe tudo que ele pediu, por isso eu estou desejando do fundo de minha alma que aconteça um terremoto para irmos juntos todos a PUTA QUE NOS PARIU, já que com um papai noel incompetente e retardado como você, é melhor que a terra nos engula! Olha, mas não deixe de vir no natal que vem se o terremoto não acontecer papai noel, tá?! No ano que vem.. pois eu pretendo te arrebentar a cara seu FILHO DA PUTA, e encher de pedradas todas as tuas renas, começando por esse homossexual do Rodolphe, que tem nome de bicha enrustida, tá? Vou espantar essas Renas todas, para que você se foda e tenha que andar a pé como eu velho brocha. A bicicleta que eu pedi era para eu ir à escola seu filho da puta, que fica longe pra cassete da minha casa, tu não me deu seu puto.
E eu não quero e nem devo me despedir sem mandar vc tomar no olho do ..hahahaha nem mandar você tomar no olho do seu cú, seu filho da puta. Espero que quando você estiver no seu trenó, aquela bosta vire com você dentro seu porra, para que você se arrebente no chão feito um pacote de coco gordo e vermelho, é...., e agora pode bota a porra da musiquinha de Natal agora, seu filho da puta de Papai Noel... pode, bota, isso... isso... bonito!!! bonito!!!! Isso é um aviso: e no ano que vem, filho da puta, você vai ficar sabendo o que é um garoto mal educado, doído para se vingar.

(Obs.: recebi o texto como autor desconhecido) 

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

CAUSOS DO REI LUIZ GONZAGA - 100 ANOS DE VIDA

Exu, 13 de dezembro de 1912, nascia Luiz Gonzaga... a 100 anos atrás.

 

A Morte da Galinha


Quando eu fazia faculdade de Engenharia Civil, conheci um cidadão do Crato - Ceará ( não lembro o nome dele agora, mas o apelidávamos de "Ceará").
Ele me contou que um tio dele comprou uma fazenda que era de Luiz Gonzaga, e Gonzagão vendeu com tudo que tinha dentro: algumas cabeças de gado, algumas aves, etc. 
No meio dessas aves, havia uma galinha, pela qual, segundo o "Ceará", Gonzaga tinha grande estima!
O interessante é o seguinte: no dia 02 de agosto, de 1989 (data da morte de Luiz Gonzaga) essa galinha amanheceu morta, sem vestígio algum da "causa-mortis".
"Tadinha", - dizia sempre o bom "Ceará" -, "a bichinha morreu foi de tristeza mesmo, sêo moço! 
E essa vida, sem Gonzagão, por acaso, vale a pena?..."
Pior é que a galinha tava certa!

Contribuição: João Neto - Recife – PE

 

Pêdo Mêa Garrafa


E qué ôta???
Então lá vai!
Luiz tinha outro amigo, de nome "Pêdo Mêa Garrafa". 
(Ele é citado na estória Karolina com K", gravada por Lua. É aquele que dança com Karolina, enquanto Lua toca).
Pois bom. 
Cês sabem qual a origem do apelido do "Pêdo Mêa Garafa"?
Não? Então, prestenção:

Pedro, (até intão só Pedro), bebia muito. E Luiz, que gostava muito dele, lamentava o fato. - Luiz não bebia!
Uma madrugada, Luiz encontrou com Pedro bêbado, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, e ainda... com uma garrafa de pinga no bolso. 
Luiz brigou, deu conselho, fez o diabo. E pediu a Pedro para parar de beber.
Pedro concordou. "Se o cumpadi tá pedino... páro na hora. Pronto, parei."
Então, cumpade, faz o seguinte: para celebrar este momento, DERRAME AQUI NA CALÇADA essa garafa de pinga! - disse Luiz.
E Pedro: "Bão... o cumpadi mi disculpe, mas isso eu não posso fazer, não.

E Lua: "Mas, por que não pode?"
E Pedro: "Porque sô mêa garrafa é minha. A ôta metade é do Anselmo de Lica!"
E Gonzaga: "Ôxente!... então joga fora a SUA METADE, home!"
E Pedro:        "Também não posso, cumpade!
Gonzaga     "Não pode... por que?"
E Pedro:        "Porque a MINHA metade é a que está POR BAIXO!!!"
Dizem que "Pêdo Mêa Garrafa" nunca parou de beber. Mas também nunca mais se livrou do apelido que Gonzaga lhe deu, naquela mesma hora:
"Então vai com Deus, compadre "Pêdo Mêa Garrafa!!!"
                                                                                     
                                                                                   Contribuição: Compadre Luiz Lemos
Gilson Reis
13.12.12

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

CALENDÁRIO

O tempo vai jogando fora
brinquedo,
desenhos,
rolhas de garrafa,
vai dobrando papéis,
fechando gavetas,
empilhando livros,
apagando etiquetas.
Que bom que o tempo tem tantas coisas a fazer!
Se não as tivesse,
ele teria sido apenas um corpo
que desliza, oscila, cansa e envelhece.

Flora Figueiredo

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

DESABAFO

O cantor Mano Brown tem feito valer sua voz ante a violência na cidade de São Paulo; postura que não é novidade se pensar que as letras de suas músicas são, na grande maioria delas, um grito de protesto e denúncia das diversas situações de injustiça a que a sociedade brasileira enfrenta, de ordem política, étnica, econômica, policial, etc.
Na última premiação do Troféu Raça Negra, patrocínio da Mercedez, Petrobrás, Itaú, Bradesco, Santander, etc., realizada na Sala São Paulo, onde estavam diversas personalidades públicas, líderes da Faculdade Zumbi dos Palmares, Afrobras, Carlinhos Brown, Martinho da Vila, Margareth Menezes, a secretária Luiza Arruda que representava o governador Geraldo Alckmim... só pra citar alguns nomes, Brown quebrou o protocolo da cerimônia e causou certo constrangimento àqueles acostumados a seguir os rituais, proferir chavões, agradecimentos esperados... enfim, aquela rasgação de seda que costuma se ver em grandes cerimônias. Ao receber o troféu, o Rapper fez um desabafo, um protesto contra a onda de violência que assola São Paulo, sobretudo as periferias, atingindo de maneira peculiar jovens pobres, negros na sua grande maioria. De maneira corajosa e provocativa disse: “eu gostaria que Ele (Governador Geraldo Alckmim) estivesse aqui”. Emendou sua fala, de maneira crítica, dizendo absurda a fala de Alckmin ao tentar justificar o alto índice de homicídios no Estado de São Paulo relacionando o fato ao excesso de pessoas que nele residem. Lamentou por torcerem pelo o mesmo time (Santos). Alguém da plateia gritou: “troca de time”. Ao que Brown respondeu: “É mais fácil trocar de governador.”
Ontem, dia 10 de dezembro, Brown recebeu o Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos, na Assembléia Legislativa de São Paulo. Santo Dias fora um operário, líder sindical, assassinado por um policial no ano de 1979, aos 37 anos de idade. Foi velado na igreja da Consolação e seu funeral acompanhado por milhares de pessoas que protestavam pelo direito à liberdade, associação sindical, greves, etc. Só para entender de onde se dá a origem dessa premiação.
Também nessa ocasião, Brown quebrou o protocolo dizendo que sempre foi arredio a esse tipo de evento, que Aquela Casa (Assembléia Legislativa) não é sua zona de conforto. Gosta da perifeira, junto a pessoas simples. Entretanto, considerando o peso do evento, do momento, a causa, não pode rejeitar o convite. Disse ainda que por onde tem passado tem dado seu recado. Considerou o plano de governo de Alckmin de suicida, chamou-o de governador da chacina, entre outras afirmações igualmente provocativas... Por fim, terminou sua fala sugerindo o impeachment do governador. Ocasião em que foi ovacionado pela platéia.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O MUNDO VAI SE ACABAR!


Com o tema: Antes que o “mundo se acabe” eu preciso recitar uma poesia, o Coletivo Cultural Pegando o Gancho realizou o ultimo sarau de sua década de vida!

Eu fiquei tão feliz de o mundo ter acab... aliás, o ano ter acabado com este convite ao essencial! Pois num primeiro momento cada amante da poesia disse o que mais desejava realizar, ver, sentir... antes que o mundo se acabe!  O tempo pra expressar era o de um fósforo aceso. Ali tiveram lugar diferentes expressões acerca do que é fundamental pra cada um, o essencial, indispensável!

Os amantes foram convidados a partilhar aquela Poesia! Sim, a mais importante de sua vida, afinal, se o mundo se acaba, que outra ocasião poderíamos apreciá-las novamente!?

Eu juntei meus textos de final de ano e levei todos! Aliás, aguardem o de 2012. Eu os considero LINDOS!!!!!!  Os leio com freqüência! Neles eu busco depositar os mais nobres sentimentos! Os desejos mais sublimes! As conquistas mais almejadas.

Antes que o mundo acabe eu precisava dizer novamente que quando um homem chora um mundo novo é possível! Eleger o afeto como um dos sentimentos mais nobres de um ser humano! Expressar meu amor ao filho pródigo! Reverenciar a Poetisa Adélia Prado e sua simplicidade revolucionária! E dizer ao Laudecir, ao Reinildo, ao Francisco, à Conceição, á Luiza e a todos os amante presentes... o quanto são importantes pra mim!

Se o "mundo se acabar" no próximo dia 21 eu terei vivido a deliciosa experiência de ter parido, com o Laudecir, esta nobre oportunidade de expressão de sentimentos e encontros afetivos!

Feliz  mundo novo!!
Gilson Reis
06.12.12

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

MÁSCARAS SÃO VERDADES MOMENTÂNEAS!





















Certo dia Gilson Reis resolve se vestir de Hip e se jogar numa festa a la anos 60. Eu já previa o espanto, a surpresa, os oooooooooooh!!

- “Não acredito!”;
- “É tu mesmo?”
- “Que diferença!”.

Eu imediatamente assumi este lugar, afinal de contas estava num contexto profissional. Como assim? Festa, anos 60, profissional... Não virei Dj tampouco Go Go boy fantasiado.

Tratava-se de um encontro anual com os profissionais do ambiente de trabalho, coisa séria! Ocorre que na noite todos os arquivos se fecharam e os computadores foram desligados. Educador também se joga no salão e expurga todos os demônios!

Dessa celebração dos corpos surgiu uma das imagens, até então, mais comentadas da minha página no Facebook. Eu, trajado de Hip.

Não sei ao certo a razão do murmurinho, mas desconfio (Olha eu desconfiando de novo!) que a mudança de visual vislumbra o novo e explicita o velho.

- “Ai Gilson, assume esta imagem, ela te fica melhor!”;
- “Gostei Gilson! Deveria ficar sempre assim”!

- Malditos! Grifo meu.

- “Nossa!! Mas você ficou muuuuuuuuuuuito diferente!!!”

Melhor?
Pior?
Mais belo?
Mais gostoso?
Mais sensual?
“Como assim?” – Pergunta Luciana Gimenez

Bem, desconfio também que uma nova imagem descansa o já visto! Vale sim a pena mudar um pouco de visual, afinal de contas ninguém é obrigado a te ver com a mesma cara todo dia!!!!!!!!!  Bem, depende da cara!

Eu também desconfio que uma nova imagem massageie a alma dos insatisfeitos consigo mesmo!  Eu fiquei feliz com a foto, mas me adoro como sou! Hip nem pensar! Cabelo grande jamais!!!!! Coça! Visita os lábios com freqüência! Tapa os olhos! Gasta muito xampu e condicionador!...

Talvez esta postagem suscite uma reflexão sobre o eumesmoenãoooutro, tão essencial para a integridade de todo ser humano. É possível ser o outro num instante, veste-se uma capa por sobre o corpo, lança um óculos na cara, cobre-se a cuca com uma peruca... mas o essencial está ali... esperando que todos os adereços voltem ao seu lugar.

Cheiro de máscaras, essas verdades momentâneas!

Gilson Reis
29.11.12


quarta-feira, 28 de novembro de 2012

PENSAMENTOS

Que novembro agitado!
Será por que começou com todos os santos?
Será por que se lembrou dos mortos?
Será por que se proclamou a república?
Será por que começou o verão?
Será por que é um mês em que se valoriza tanto o negro?
Será por que é um mês que antecede o Natal?
Será por que tudo tem que se resolver antes que o ano acabe?
ou será porque antes que se acabe o mundo?
Que novembro curto!
Nem bem começou, terminou!
Corro contra o tempo que não é nada paciente comigo.
Quero dar conta e não consigo
de coisas que preciso fazer
e ele sem me entender vai tresloucado sem rumo
sem rumo? nada ele sabe onde vai
só não quer me esperar
sabendo que não consigo alcançar
com meus passos lentos seus voos longos
melhor me conformar
não consigo com ele empatar
vou no meu tempo
fazer aquilo que posso
seguindo o meu compasso
como num bailar com passos
de dançarina brincando com a vida
que é todo tempo bem vinda
na sua leveza infinda
dizendo com toda calma
o tempo está no seu tempo
para tudo se realizar...

terça-feira, 27 de novembro de 2012

AOS PACIFICADORES

No próximo sábado, dia 01 de dezembro, o Coletivo Cultural Pegando o Gancho se reúne para mais um sarau. Você, é claro, é nosso convidado.  Traga sua poesia, sua arte, venha compartilhar esse momento conosco. Estamos chagando ao final do ano de 2012, e por isso, temendo que o mundo se acabe, resolvemos sugerir que você declame, recite, o poema de sua vida antes que isso aconteça! Vai que acontece.... Bom, nós estaremos lá e queremos te ouvir. Pode chegar.  Aí está o convite com o endereço, horário, contatos... (Obs.: fica nas proximidades da Estação de Metrô Tatuapé, dá pra chegar caminhando). Tome nota e seja bem-vindo!



Há alguns dias o poeta Thiago de Freitas Peixoto, vencedor do concurso Slam da Guilhermina, que teve seu encerramento no Memorial da América Latina, me apresentou o poema Milagre da Poesia, de Sérgio Vaz, mentor do Sarau da Cooperifa/Zona Sul, a quem peço licença para publicar seu poema nesta postagem. Na ocasião, Thiago disse ser esse um dos poemas de sua preferência, “está colado na parede do meu quarto”.

“O Milagre da Poesia” - Sérgio Vaz

Sou poeta

e como poeta posso ser engenheiro,
e como engenheiro
posso construir pontes com versos
para que pessoas possam passar sobre rios
ou apenas servir de abrigo aos indigentes

Sou poeta

e como poeta posso ser médico,
e como médico
posso fazer transplantes de coração
para que as pessoas amem novamente
ou simplesmente receitar poemas
para tristezas com alergias
e alegrias sem satisfação.

Sou poeta

e como poeta posso ser operário
e como operário
posso acordar antes do sol e dar conta do dia,
e quando a noite chegar, serena e calma,
descansar a ferramenta do corpo
no consolo da família -
autopeças de minha alma.

Sou poeta

e como poeta posso ser assassino,
e como assassino posso esfaquear tiranos
com o aço das minhas palavras
e disparar versos de grosso calibre
na cabeça da multidão
sem me preocupar com padre, juiz ou prisão.

Sou poeta

e como poeta posso ser Jesus,
e como Jesus
posso descrucificar-me
e sem os pregos nas mãos e os fanáticos nos pés
andar livremente sobre terra e mar
recitando poesia em vez de sermão.

Onde não tiver milagres,

ensinar o pão.
Onde faltar a palavra,
repartir a ação.


segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Igualdade Racial no Brasil é Pra Valer


Para conhecer melhor os projetos e programas para promover a verdadeira igualdade racial no Brasil acesse o site indicado abaixo e comece você também a ser mais solidário com o diferente. Seja esta diferença étnica ou de gênero porque, segundo Nilma "o que nos faz semelhantes ou mais humanos são as diferenças".
E Mandela nos lembra que "ninguém nasce odiando outra pessoa pela sua cor de pele, ou por sua origem, ou ainda por sua religião. Para odiar as pessoas precisam aprender; e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar".


 

sindilimpba.org.br

500 × 269 - Sua atuação democrática como promotor da Igualdade e da Cidadania, ...


 



cenpah.wordpress.com


cenpah.wordpress.com


cenpah.wordpress.com