segunda-feira, 12 de março de 2012

Passeio a India


Prezados leitores.

Convido a todos para fazer uma viagem a Índia. Uma das civilizações mais antigas do planeta, um verdadeiro caldeirão de religiões, costumes e grupos étnicos que começaram a se estabelecer naquela região há mais de 8 mil anos. A arte religiosa hindu semanifesta na arquitetura, nos objetos destinados aos rituais sagrados e nas pinturas e esculturas que representam o rico panteão de deuses e semideuses. A Índia teve um grande desenvolvimento religioso constatado por volta doas anos 1500 e 1000 A. C. O mais longo império islâmico, a dinastia Mughal (1528-1858) que contribuiu com várias riquezas artísticas como o mosaico e seu contexto culturais típicos e referenciais estéticos.

A Índia também foi ocupada (invadida) por colonizadores europeus iniciando pelos portugueses que trouxeram a religião católica, mas tornou-se colônia britânica a partir de 1858, só se tornaria um país livre em 1947, depois das pressões constantes do povo liderado por Mahatma Gandhi pela sua capacidade libertadora e pacificadora, tornando-se um ícone mundial. A arte traduz o movimento dessa cultural, assim como a arte popular que é um resultado de uma grande variedade de expressões. Cada um dos artefatos culturais é o espelho da comunidade que o produz.A fotografia, uma arte que fascina, chegou a terras indianas apenas no século XIX, também por intermédio dos europeus que a visitava. Das lentes dos fotógrafos estrangeiros surgiram imagens que revelavam a vida urbana, mas logo os indianos passaram a registrar seus próprios hábitos e práticas religiosas, bem como, o universo rural desse povo.

A arte contemporânea da Índia vem ganhando cada vez mais espaço internacional. Assim deixo uma dica para que todos confiram a exposição INDIA – LADO A LADO no Centro Cultural Banco do Brasil e prestigiem essa grande forma cultural retratada em várias modalidades: fotografia, escultura, documentários,
artesanato, entre outros.

BOA VIAGEM A TODOS.
Reinildo
12.03.12



2 comentários:

  1. SEMPRE SONHEI IR À INDIA. MAS ACOMPANHADO. QUE TAL IRMOS JUNTOS HEIM COLETIVO!
    CHEIRO DE CORES

    ResponderExcluir
  2. Acho uma boa ideia irmos à India juntos. Na verdade é a India que veio a nós....

    ResponderExcluir