sexta-feira, 6 de abril de 2012

Lua Cheia

Hoje, dia 06, sexta feira da Paixão, é o primeiro dia ou primeira noite de Lua Cheia. A mesma lua que aparece em um quadro antigo de Cristo que enfeitava a parede da casa de meus pais. O que me encantava na foto era a figura serena de um Cristo, banhado pela luz da lua, no aguardo do flagelo. Como é que alguém podia exibir aquela serenidade sabendo do padecimento? A resposta vem através de D.Hélder Câmara: "Felizmente para todos nós, o Cristo, tendo morrido, ressuscitou. E esse milagre nos inspira e conforta, pois somos todos filhos dessa ressurreição."

"Quando no céu a Lua é Cheia, sou Deméter de coração nos olhos.
Busco o amor imensurável e ofereço àquele que habita em meus infinitos braços.
Sou Deméter quando procuro meu filho em cada ser, quando quero ser Ave mãe e ninho em um só tempo.
Sou Deméter quando meu colo se torna porto e suplica dolorosamente pelo lançar de âncoras de todas as embarcações.
Assim sou Deméter."


2 comentários:

  1. Marli tb é cultura:
    "Deméter: A filha de Cronos e Réia...
    Deusa da agricultura...
    Protetora do casamento...
    Deusa da gestação e das leis sagradas...
    Quando Perséfone, sua filha, está com sua mãe Deméter, a primavera reina, já quando volta para o inferno com seu marido, Hades, o inverno chega...
    Com Dionísio ajudava os homens a cuidar de suas terras e de suas plantações..."
    Reflexões mitológicas!
    Valeu!
    Xikito

    ResponderExcluir
  2. Marli,
    D. Hélder foi e continua a ser referência pra muita gente militante em movimento populares... que bom vc te-lo citado.

    ResponderExcluir