terça-feira, 24 de abril de 2012

SÃO JORGE, ROGAI POR NÓS... OGUM LÊ MEU PAI...

Ontem foi dia de São Jorge. Independente da fé que cada um professa e a forma como a coloca em prática, vale lembrar essa data e essa imagem idiossincrática:


São Jorge está na vida do povo seja pelo viés da religião, da música, da arte em geral. Que diga os Jorges de Plantão: Jorge Aragão, Jorge Vercilo, Seu Jorge, Jorge Bem Jor, etc. “ São Jorge por favor me empresta o dragão...”
Uma pesquisa rápida sobre a vida de São Jorge diz que “Nasceu na antiga Capadócia, região que atualmente pertence à Turquia, Jorge mudou-se para a Palestina com sua mãe após a morte de seu pai. Lá foi promovido a capitão do exército romano devido a sua dedicação e habilidade - qualidades que levaram o imperador a lhe conferir o título de conde. Com a idade de 23 anos passou a residir na corte imperial em Roma, exercendo altas funções.
São Jorge é hoje venerado no mundo inteiro pela Igreja Católica, Ortodoxa, Anglicana e, de maneira especial nas religiões de matrizes africanas – Umbanda e Candomblé. Nestas religiões, no Brasil, o Santo fora sincretizado com Ogum, que “na mitologia yorubá é o Orixá ferreiro, Senhor dos metais, GUERREIRO. Daí que os filhos de Ogum são pessoas fortes, combatentes, peões, corajosas, perseverantes, amantes da justiça.




2 comentários:

  1. Otima lembrança meu Lau... Fico feliz pelas explicações. Que Ogum "ogun-nhe" te dê forças para enfrentar as lutas do dia a dia...

    ResponderExcluir
  2. "Ó Deus onipotente, que nos protegeis pelos méritos e as bênçãos de São Jorge, fazei que este grande mártir, com sua couraça, sua espada e seu escudo, que representam a fé, a esperança e a caridade, esclareça a nossa inteligência, ilumine os nossos caminhos, fortaleça o nosso ânimo nas lutas da vida, dê firmeza à nossa vontade contra as tramas do maligno, para que, vencendo na terra como São Jorge venceu, possamos triunfar no céu convosco e participar das eternas alegrias. Amém."

    Marli Pereira

    ResponderExcluir