terça-feira, 8 de maio de 2012


TONICO E TINOCO

Faleceram Tonico e Tinoco. Tonico, em 1994. Tinoco, em 2012. A dupla sertaneja foi sem dúvida uma da mais respeitadas no Brasil, pela sua trajetória de sucesso inquestionável. “Em 60 anos de carreira, Tonico e Tinoco realizaram cerca de mil gravações, divididas em 83 discos que venderam mais de 150 milhões de cópias, realizando cerca de 40.000 apresentações em toda a carreira.”
A Virada Cultural contava com a presença de Tinoco, no palco do Arouche, às 13h no domingo. No entanto, o artista faleceu na sexta-feira que antecedeu o evento. Tinoco contava com 91 anos de idade e segundo seu filho, José Carlos Perillo Perez, dois dias antes de sua morte havia gravado para o programa da Inezita Barroso.
Entre os sucessos inesquecíveis da dupla estão Chico Mineiro, música que consagrou a carreira. Não deve haver muitos brasileiros que não a conheça. Vale lembrar:
...Fizemos a última viagem
Foi lá pro sertão de Goiás
Fui eu e o Chico Mineiro
Também foi o capataz
Viajamos muitos dias pra chegar em Ouro Fino
Aonde passamos a noite numa festa do Divino...

Outra música imortal, gravada pela dupla foi Menino da Porteira, que se tornou hino nacional brasileiro.

Toda vez que eu viajava pela Estrada de Ouro Fino
de longe eu avistava a figura de um menino
que corria abrir a porteira e depois vinha me pedindo:
- Toque o berrante seu moço que é pra eu ficar ouvindo...

À dupla Tonico e Tinoco, a mais sincera gratidão do povo brasileiro que guardará na memória e no coração suas músicas, suas vozes, seus trabalhos!

Um comentário:

  1. Boa Lau, deixar esta memória em nosso blog. Bela homenagem. Nem bem tinha nascido já ouvia minha mãe cantar Chico mineiro, menino da porteira, mas tarde gravado por Sergio Reis, o qual minha mãe também tem muita apreciação. Valeu!

    ResponderExcluir