terça-feira, 5 de julho de 2011

“Os olhos do jardineiro é que abrem o botão da flor” (Zé Geraldo)

Pode parecer falta de modéstia. E talvez seja, assumo o risco! Mas o que quero é socializar com os meus amigos um sentimento de alegria que tive na semana passada, relacionado à educação, vez que, normalmente, partilho com vocês muitas situações conflituosas, desgastantes, desanimadoras, vivenciadas no ambiente escolar. Meus ex-alunos, que se formaram na última sexta feira, 01/07/11, me convidaram para ser o “paraninfo” da turma. Fiquei feliz, pois , conforme encontrei “a palavra paraninfo vem do grego e quer dizer padrinho. Escolher um paraninfo é uma tarefa muito difícil, mas também bastante compensadora para os alunos. Ser escolhido para paraninfo de uma turma, possivelmente, é um dos maiores orgulhos de um professor. Isso significa que, além de ser considerado um mestre exemplar, a turma toda possui um enorme carinho por esse profissional e, por isso, o escolheu para ser o padrinho dos formandos. Assim como os formandos homenageiam o paraninfo em seu discurso, o paraninfo pode retribuir a gentileza e prestar uma bela homenagem aos seus alunos, sempre exaltando os bons momentos que tiveram juntos, superando todas as dificuldades e obstáculos para chegar a conquista da vitória.”

Falta muito para eu ser um mestre exemplar, mas o tempo que tivemos juntos foi momento oportuno para nos cativarmos, conforme sugere este fragmento do Pequeno Príncipe: E foi então que apareceu a raposa:

- Bom dia, disse a raposa.

- Bom dia, respondeu polidamente o principezinho que se voltou, mas não viu nada.

- Eu estou aqui, disse a voz, debaixo da macieira...
- Quem és tu? perguntou o principezinho.
- Sou uma raposa.
- Vem brincar comigo, propôs o príncipe, estou tão triste...
- Eu não posso brincar contigo, disse a raposa.
Não me cativaram ainda.
- Ah! Desculpa, disse o principezinho.
Após uma reflexão, acrescentou:
- O que quer dizer cativar?

- Tu não és daqui, disse a raposa. Que procuras?
- Procuro amigos, disse. Que quer dizer cativar?
- É uma coisa muito esquecida, disse a raposa.
Significa criar laços...

7 comentários:

  1. Tu te tornas responsável pelo que cativas. E você Laudecir, cativa a todos com seu jeito de ser.
    Maduro, sério e responsável, cativa na gente a vontade de cativar-te, com muita liberdade.
    Cheiro de ¨bença¨, padrinho...
    Marli Pereira

    ResponderExcluir
  2. Deixar-se cativar é ter certeza de vermos um mundo melhor...

    ResponderExcluir
  3. Lembro de uma reportagem na TV onde um estudante disse: Eu gosto da professora por que ela nunca me abandona. O reconhecimento nem sempre vem de imediato.
    Quem nao cativa vive a infeliz experiencia da solidão...
    Cheiro de tempo
    Gilson Reis

    ResponderExcluir
  4. E tu Laudecir é eternamente responsável por todos que cativaste!
    Ninguém mandou você postar isso, e olha que não são poucas as pessoas que perguntam por você com o olhar pedinte de um presença, você as cativou como também cativou a mim.
    Beijo
    Filipe leu este livro neste ano e disse que a parte que ele mais gostou foi esta, a da raposa.

    ResponderExcluir
  5. CATIVAR - Eu poderia aqui falar do seu texto, mas não ha como falar de CATIVAR sem pensar na sua figura. Ja faz um tempinho que escrevi isso p/ vc..mas olha que engraçado ele cabe novamente neste momento..."Quem aqui neste testemunhal parar, desafio a conhecer essa cara. Garanto que sua vida nunca mais será encarada de um jeito morno ou sem graça. Passe duas horas com ele, e me conte depois!!!!!.....Mas só pra vcs terem uma idéia.....LAUDECIR é uma daquelas pessoas que nem mesmo o Aurélio encontrou definição; ainda não dá para tentar explicar, resumir o que ele representa para o mundo. Mais forte do que imaginam, um lutador com uma história de vida de superação, ele é admirável e encantador (AH! MEU FILOSOFO CONTEMPORÂNEO... rs...) Sabe ouvir, calar, falar as verdades, entender, ter “glamour” e bagunçar muito. Tem um jeito contagiante, um sorriso fácil, além de caras e bocas...que dizem tudo. O mundo poderia ter mais de você, seria mais, eu diria, mais COLORIDO... rs!"....isso meu amigo LAUDECIR é CATIVAR vc CATIVA

    ResponderExcluir
  6. Ser cativo, da alma e do coração cativador, estar senzalizado! Não de dor, de amor! Você Lau! Sinhozinho dos seus engenhos...

    ResponderExcluir
  7. Fabi,
    Você sempre muito gentil comigo!!! Grato.

    ResponderExcluir