terça-feira, 9 de agosto de 2011

Ontem, neste blog, nosso amigo Josafá, falou sobre o Sarau realizado em Atibaia no último fim de semana, suas sensações, impressões ... o que todos os autores do Coletivo farão ao longo da semana, aviso aos seguidores.

Quero aqui externar minha gratidão ao casal Isa e Dagô, pelo acolhimento regadíssimo de simpatia, o que fez com que nos sentíssemos em casa; agradecer também ao pai da Isa, Sr. Aparecido, que de maneira atenciosa esteve presente o quanto pode acompanhando atentamente as declamações; ah..., dizer que sem o Bruno não chegaríamos ao local, acredito. Valeu por esse sorriso contagiante, a determinação e a espontaneidade.


Meio dia. Nenhuma nuvem no céu. O sol bravo parecia por fogo em tudo. Até onde a vista alcançava era o brilho cegante do sol e o calor sufocante. Nenhuma árvore. Nem mesmo um arbusto de porte médio que pudesse oferecer um pedaço de sombra para a hora do descanso que se aproximava...

O texto chama a atenção pela sensibilidade em captar detalhes da rotina de quem vive como bói-fria,

...Já não sentia nojo da velha caneca de alumínio onde todos encostavam as suas bocas murchas, cansadas e caladas para saciarem a sede insaciável. Apenas uma caneca de água para cada um...

Como a própria autora salientou, ela quis chamar a atenção daqueles que ignoram o processo de produção, a vida, o sofrimento, as vidas que estão por trás do pão, do arroz, do feijão, do café, do açúcar, etc., que chegam diariamente às mesas de todos,

...Filhinha, agora vamos nos concentrar em resolver o seu problema.

Caminhou até a janela, puxou a cortina e olhou para fora. Uma grande nuvem projetava sua sombra sobre o jardim e a piscina.

- Pelo jeito essa nuvem vai demorar a ir embora. Isso se não aparecerem outras e acabar chovendo. Uhm, que tal um almoço no First Avenue e uma deliciosa sessão de bronzeamento artificial no Lê Domme Et?

Isa, muito obrigado pela homenagem. Farei a leitura integral de seu poema em muitas outras oportunidades que certamente teremos.

6 comentários:

  1. Pow lauuu vc é D+!!!
    Também acho "A nuvem" uma linda história.Quando a Isa me apresentou essa bela criação chorei laRgadooo... hehehe
    Adoroooo todos ô6! rsrsrs

    Foi um encontro adorável!

    PS: Gentemm! Ja tô é dependente do Blog HAUSBAUSHAUSkk

    ResponderExcluir
  2. Lau, bendito o bem dito!!!
    Valeu!
    Chikito

    ResponderExcluir
  3. Vai ser bom ouvir cada qual dizer das impressões do último fim de semana, porque vamos estendendo aquele encontro maravilhoso dias afora. A nuvem foi mesmo um texto feliz: lembro-me de nos reportarmos a ele, no dia seguinte, ao lado da paineira, ao avistarmos uma... nuvem! ;-D

    ResponderExcluir
  4. Lau, para você que viveu toda essa realidade da roça imagino quanto mexeu com você. Eu que tive um pouco desta experiência sei que não é fácil, mas no meu caso, não era meu trabalho, diria até que era um lazer, chegar da escola e ir ajudar minha mãe a carpir a roça de mandioca. Vale ouvir outras vezes na sua voz também o relato da Isa.

    ResponderExcluir
  5. Luiza, eu declamarei esse texto em outras ocasiões, aguarde!

    ResponderExcluir
  6. Lau...penso que pessoas como vc sempre e sempre deveriam/devem receber homenagens....sou sua fã!!!

    ResponderExcluir