quarta-feira, 17 de agosto de 2011

QUÃO GOSTOSO É O ABRAÇO!

Pegando o gancho do Laudecir

Não tinha lido ainda a postagem do Laudecir, já pensava em postar algo em homenagem ao Dia dos Pais. O que me motivou foi uma cena que assisti no grande teatro da vida.

É um homem simples, modesto, no entanto cheio de sabedoria.
Quando jovem foi um desafortunado
Viveu na violência do Rio de Janeiro
até participou dela, ora sendo violento
ora sendo violentado.
Muitos anos de sua juventude gastou
nesta realidade.
Repete sempre, poderia estar morto
mas estou vivo.
Estou vivo porque tenho por companheira, a Bíblia.
De um jeito autêntico, nada piegas
Vive as palavras que estão impressas
no livro que com tanto carinho
beija como se fosse sua amada.
Dedica-se inteiramente, intensamente
no resgate de pessoas abandonadas, esquecidas pela sociedade,
mais precisamente na zona da cracolândia.
Local onde atua na companhia de sua parceira de luta
Soninha, carinhosamente assim a chama.
Nas segundas feiras oferece uma hora de sua
vida aos jovens da Fundação Casa.
Num gesto inesperado quis abraçar cada jovem como se fosse seu filho.
Quem consegue fazer isso com tanto desprendimento?
Não teve o abraço de seu filho biológico por estar longe
Nem ele, nem o filho puderam se locomover para se encontrarem neste dia dos pais.
Ofereceu-se como pai dos jovens que lá estavam.
Num gesto simbólico, teatral, mas infinitamente real,
Postou-se em pé na frente deles e lhes ofereceu um abraço de pai.
Timidamente um por um nem todos, mas a maioria foi abraçá-lo
Parecia que realmente eram pai e filho se abraçando, cada um deles.
Causou emoção nos presentes, até mesmo nos seguranças que ali estavam.
Em seguida cantou lindamente para eles esta canção.

NOS BRAÇOS DO PAI

Pai, estou aqui, olha para mim
Desesperado por mais de ti
A Tua presença é o meu sustento
A Tua Palavra, meu alimento
Preciso ouvir a tua voz dizendo assim

Vem, filho amado, vem em meus braços descansar
E bem seguro te conduzirei ao meu altar
Ali falarei contigo, com meu amor te envolverei
Quero olhar em teus olhos, tuas feridas sararei

Vem filho amado, vem como estás.

Enquanto cantava com uma voz linda, sofrida e cheia
de sentimentos, alguns jovens despencaram em prantos
um deles chorava quase que no mesmo tom da voz do canto
em soluços desesperados, que só ele sabia porquê.

Foi então que pensei em homenageá-lo postando um pouco de sua história
neste mês dedicado aos pais.

Sr. Virgílio, FELIZ DIA DOS PAIS.

5 comentários:

  1. Leva o meu abraço ao Sr. Virgílio!
    Cheiro paterno!

    ResponderExcluir
  2. Luíza,
    É verdade, conheço o Virgílio, ele é cheio de carinho e doação, tem umas atitudes que deixa todo mundo desconcertado. Essa atitude que você relatou por exemplo deve ter pego muita gente de calça curta e causado um certo desconforto para alguns, por entenderem que os adolescentes não merecem esse tratamento. Afinal, como costumam dizer "não são adolescentes, são ladrões". Pude presenciar a atitude carinhosa do Virgílio muitas vezes enquanto trabalhei na Fundação. De vez em quando o encontro aqui pelo Centro, pela Cracolândia. Fico Feliz! Diga a ele que mando um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei aqui imaginando a cena...
    Esses adolescentes também choram, né!?
    Um abraço é sempre um abraço...
    De pai então...
    Valeu!
    Chikito

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus, tá subindo a qualidade! Tá difícil acompanhar, até a profundidade, sair ileso está impossível de não ser flechado!Inspiraração)!

    ResponderExcluir
  5. Olá Luiza.

    Há tempos não escrevo poesias mas conheço
    o poder que palavras escolhidas e arranjadas podem exercer sobre a nossa vida.

    Palavras bem escolhidas
    Arranjadas discretamente,
    penetram em nossa mente
    e reviram nossas vidas.

    Forte Abraço e parabéns ao grupo.

    Vicente Pimenta.

    ResponderExcluir