terça-feira, 28 de junho de 2011

A ILHA ENCANTADA CONTA O GRANDE AMOR DE CHICO POR CATIRINA

Acabo de chegar do Festival Folclórico de Parintins, Amazonas. Trata-se de uma festa popular, realizada anualmente no último final de semana de junho. O festival é uma apresentação a céu aberto, onde competem duas agremiações, o Boi Garantido, de cor vermelha (que este ano falou sobre o tema da "Miscigenação"), e o Boi Caprichoso, de cor azul (com o tema "A magia que encanta"). As apresentações ocorrem no Bumbódromo (um tipo de estádio, com o formato de uma cabeça de boi, capacidade para 35 mil espectadores). Durante as três noites de apresentação, os dois bois exploram as temáticas regionais, lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos através de alegorias e encenações.

Como tudo começou? Foi a pergunta que não quis calar e que quero partilhar com vocês. Segundo consta, a lenda teve origem no Estado do Maranhão (pode ser encontrada em outros Estados), chega pelas bandas do Amazonas passando por um processo de resignificação, embora o personagem central da festa seja o Boi (animal que no Ciclo do Gado, à época da colonização brasileira, em tudo serviu ao homem, sendo o seu mais fiel companheiro no serviço braçal, servindo-lhe de alimentação, vestimenta, remédio e calçado, dentre outros), a lenda conta a história do GRANDE AMOR DE CHICO POR CATIRINA.

O local onde tudo acontece é em uma fazenda. Há ali um fazendeiro, uma sinhazinha, os empregados da fazenda, dentre eles, Pai Francisco e Catirina, os índios, e claro, os bois. Mas há ali um Boi em especial (o Boi mais querido da fazenda pelo qual a sinhazinha e o fazendeiro nutrem um sentimento particular, para se ter uma idéia ele se alimenta na mão de sinhazinha). Catirina está grávida e manifesta o desejo (sentimento muito comum de mulheres grávidas) de comer a língua do Boi. Por amor e com medo do filho nascer com algum problema, ou quem sabe, da esposa perder o filho, Pai Francisco comete um ato perigosíssimo, pois rouba o Boi para saciar o desejo de sua esposa. Quando está no início da matança, é descoberto.

Ao saber do acontecimento, o patrão manda o capataz apurar o caso. De imediato, os vaqueiros apontam Nego Chico como o autor da façanha. Um grupo de vaqueiros é formado para prender o acusado que, ao ser localizado, reage, luta e se recusa a ir à presença do patrão, sendo necessária a formação de uma equipe de índios para intervir na situação. Assim, dominam Pai Francisco que, despojado de suas armas - espingarda e facão -, é conduzido até o patrão. Pai Francisco passa por violento interrogatório, tem de dar conta do boi, sob pena de pagar com a própria vida. De início, nega qualquer envolvimento com o roubo do novilho, mas, finalmente, resolve confessar o crime. Toda a fazenda é mobilizada para salvar o Boi. Então, são chamados os doutores, que não conseguem reativar o animal; os padres, que também não conseguem. Finalmente, os Indios resolvem chamar os Pajés para intervir na situação, estes ressuscitam o Boi. Pai Francisco é perdoado e tudo volta ao estabelecimento da ordem.

As apresentações Folclóricas do Boi Garantido e o Boi Caprichoso, de Parintins, terminam com uma exaltação da força, do poder, da relação, da intimidade dos Pajés com o Poder Divino, como conhecedores dos Mistérios da natureza.

Ouça a toada do Boi vencedor do festival: http://www.youtube.com/watch?v=um-fhU5i_30&feature=related

http://pt.wikipedia.org/wiki/Festival_Folcl%C3%B3rico_de_Parintins

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.scielo.br/img/revistas/hcsm/v6s0/4a12f08.jpg&imgrefurl=http://www.scielo.br/scielo.php%3Fpid%3

4 comentários:

  1. Olá, que bom encontrar essa gente boa da poesia. Viva a poesia!!!
    Se não conseguir contribuir com algo pelo menos vou vendo o que estão fazendo.
    Abraço a todos...

    ResponderExcluir
  2. Oi Zezinho
    Prazer te ver passar por aqui.
    Volte sempre. E quando puder venha ao nosso Sarau.
    Cheiro de Cultura

    ResponderExcluir
  3. Laudecir que maravilha, além de culto é viajado, é conhecedor de outras culturas para poder partilhar com todos os que ainda não conheciam sobre estas histórias do nosso povo.

    ResponderExcluir
  4. Zezinho, tudo bem contigo???
    Por onde andas???? Apareça. Aguardamos você.
    Visite sempre o Blog e deixe seus comentários....

    ResponderExcluir