segunda-feira, 27 de junho de 2011

Paixão

Quero conclamar a todos os que participam desse Coletivo Cultural Pegando o Gancho e também a todos os que não participam dele para que  assistam ao filme do diretor italiano de origem turca, Ferzan Ozpetek, em cartaz no Cinesesc, em São Paulo.
O filme Saturno em Oposição é uma produção do diretor, de 2007, mas que só agora chegou ao Brasil. No nosso país, as pessoas conhecem pouco esse cineasta, no entanto, um filme chamado O primeiro que disse (2010), curiosamente, vimos antes desse, que só estreou agora no Brasil. 
É caro ao diretor o tratamento de questões relativas aos relacionamentos humanos e o tratamento muito especial que ele dá em seus filmes a questões ligadas à orientação homossexual de alguns de seus personagens, bem como a diversidade em geral. Nesse filme, ele põe personagens de diferentes origens, num elogio à diversidade e convivência pacífica e amorosa em uma Europa cada vez mais atormentada pelos que não respeitam tais diferenças de origem. 
Assim sendo, o que temos é um grupo de amigos queridos e que descobre que não há solidão quando somos solidários na dor.
O elenco é muito rico em atuações e belo! É uma gente muito bonita de fato.
Já a trilha sonora do filme é um deleite a parte. Nele encontramos uma canção de  Işın Karaca (cantora turca que vocês conhecem por eu já ter cantado uma música dela no último sarau), mas há também um italiano bona gente: Neffa. A canção dele no filme chama-se Passione e no clip que indicamos aqui o cantor canta acompanhado de todos os atores do filme, essa gente linda e que aparecerá, na verdade, dublando a canção. Tudo muito elegante, de qualquer modo. Quem assistir o clip até o final, e que também apresenta cenas do filme, vai ficar, portanto, morrendo de vontade de assisti-lo, eu tenho certeza.
Não foi possível incorporar o vídeo diretamente nessa postagem, então, por favor, veja-o lá no Youtube. ok?
A letra da canção você pode acompanhar por aqui mesmo. ;-)

Passione
Dammi passione
anche se il mondo non ci vuole bene,
anche se siamo stretti da catene
e carne da crocifissione
Presto noi sogneremo
distesi al sole di mille primavere
senza il ricordo di questa prigione,
di un tempo lontano ormai.
Abbracciami e non lasciarmi qui
lontano da te
abbracciami e fammi illudere
che importa se questo è il momento in cui tutto comincia e finisce
giuriamo per sempre però
siamo in un soffio di vento che già se ne va
C'erano le parole
c'erano stelle che ho smesso di contare
perso nei giorni senza una ragione,
nei viaggi senza ritornare.
Ora tu non spiegare
tanto lo sento
dove vuoi il dolore
quando la notte griderà il mio nome
nessuno ricorderà
Abbracciami e non lasciarmi qui
lontano da te
abbracciami e fammi illudere
che importa se questo è il momento in cui tutto comincia e finisce
giuriamo per sempre però
siamo in un soffio di vento che già se ne va
Siamo in un soffio di vento che già se ne va
[Como nunca estudei italiano essa tradução abaixo deve conter erros, agradeço se alguém souber corrigi-los.]
Paixão
Dá-me paixão
mesmo que o mundo não nos ame,
mesmo que sejamos muito próximos da cadeia
e da carne da crucificação 
Em breve sonharemos
deitados ao sol de mil primaveras
sem a memória desta prisão,
de há muito tempo agora.
Abraça-me e não me deixe aqui
longe de você
abrace-me e deixe-me enganado
quem se importa se este é o momento onde tudo começa e termina
desde que juramos o para sempre
somos um sopro de vento que já se vai
Havia palavras
Havia estrelas que eu parei de contar
perdidos no dia, sem razão,
viagens gratuitas sem retorno.
Agora você não explica
e tanto sinto
onde desejo que a dor
quando a noite vai chorar o meu nome
alguém possa lembrar
Abraça-me e não me deixe aqui
longe de você
abrace-me e deixe-me enganado
quem se importa se este é o momento onde tudo começa e termina
desde que juramos o para sempre
somos um sopro de vento que já se vai 
Somos uma sopro de vento que já se vai

4 comentários:

  1. Linda postagem Josafá. Sempre bem informado culturalmente falando, gosto disso em você.
    Obrigada pela dica, seria até interessante irmos numa turma ver este filme. Que tal?
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Eu reveria com certeza.
    Vamos combinar!
    Fico de férias até quinta-feira. Depois estarei na roça. rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Oi Josafá
    Assisti ao filme O Primeiro que disse. Gostei. Me marcou a determinação do protagonista em ir na contramão de um pai preconceituoso e chantagista. Tão frágil na sua capa de durão. Caso Saturo em Oposição estiver em cartaz em Recife, vou seguir sua dica. Do contrario, a dica da Luiza também me parece ótima
    Cheiro de Família.

    ResponderExcluir