sábado, 18 de junho de 2011

LAUDECIR DA SILVA


Acordamos que nesta primeira postagem do blog Coletivo Cultural Pegando o Gancho, cada autor falaria um pouco de si, uma espécie de apresentação. Pois bem, vou dizer, de maneira simples.
            Chamo sua atenção, caro leitor, para a música Disparada, de Geraldo Vandré e Theo de Barros, que de alguma forma diz um pouco sobre minhas andanças, travessias e travessuras por esse mundo. “Prepare seu coração/prás coisas que eu vou contar/eu venho lá do sertão/eu venho lá do sertão/e posso não lhe agradar/aprendi a dizer não/ver a morte sem chorar...”. Entendeu, leitor? Eu não sou do sertão. Mas bem poderia ter nascido por aquelas bandas. Aliás, as pessoas, normalmente acham que sou nordestino. Então, de alguma forma, sou do nordeste. Não no sentido geográfico.
            Meu nome é Laudecir da Silva, mas poderia ser Raimundo, Severino, Chico... Eu sou um pouco de todos eles. Nasci no Sul do Brasil, no Estado do Paraná, na cidade de Ivaiporã, no dia 23 de junho de 1973.  Faça as contas. Já passou muita água embaixo dessa ponte.
            Minha família e eu moramos por lá até 1989, quando eu contava com 15 anos de idade. Lembro bem da pobreza em que vivíamos. Sim, lembro! Isso a gente não esquece. Impregna no corpo. Espécies de cicatrizes. Todos trabalhávamos no campo, ou melhor, na roça. Campo suaviza demais o que estou a lhe dizer. Afinal, estou me apresentando. Falando das minhas experiências da vida. Era na roça mesmo. Com o peso, a crueza e a frieza do que isso significa. Você já ouviu a expressão bóia-fria?É isso!
            Chegamos ao Estado de São Paulo. Interior. Rincão. Região em que predomina o cultivo de cana-de-açúcar e laranja. Fomos morar em uma área de fazenda e trabalhar no cultivo de canaviais. Experiência dolorosa. É sentir o corpo e a alma sendo sugadas. Não estou fazendo metáforas, leitor.
            Em meio a essas experiências pesadas, havia a escola e a igreja onde podíamos, às vezes, sonhar, esperançar. É..., às vezes. A escola e a igreja também tinham seu peso. Não foi fácil conciliar a vida árdua de trabalho x estudos x catolicismo.
De 1994 a 2001 morei com os Religiosos da Congregação dos Missionários do Verbo Divino”. Estudei Filosofia, na Universidade São Francisco, no Bairro do Pari/SP, onde aprendi a parir novas idéias. Tive professores exemplares, dos quais guardo profundo apreço; cursei Ciências da Religião, com os Claretianos, no Bairro Santa Cecília/SP. A experiência com os missionários foi especial em minha vida. Guardo boas recordações.
Desde 2001 até o momento tenho trabalhado com Educação de Crianças e Adolescentes em Situação de Risco Social, em conflito com as Leis e, concomitantemente, lecionei Filosofia em Escola Pública Estadual. Atualmente, apenas leciono. Com o intuito de abraçar o Magistério, melhor preparado, fiz um curso de pós-graduação/Lato Sensu, em Magistério do Ensino Superior, na PUC/SP, em 2009 e 2010.
Leitor, aí está um pouquinho do que fiz e do que o sou... por hoje chega não é? Falaremos-nos através do blog e em nossos encontros poéticos, férteis.

Um comentário:

  1. Prepare o seu coração pras coisas que o Laudecir vai contar...
    vamos vivenciar experiencias deliciosas neste Blog.
    Valeu pela noite do Sarau!

    ResponderExcluir