terça-feira, 12 de julho de 2011

Realista ou Idealista?

Você me acha muito realista? Essa foi a pergunta que meu amigo, Gilson, fez quando terminarmos de assistir ao filme 'A falta que nos move', de estréia da diretora teatral Christiane Jatahy.

Trata-se de grupo de atores que se reúnem para uma “ceia de antevéspera de Natal, onde esperam um sexto convidado, que jamais chega. Entre conversas, danças e agressões verbais, eles desnudam as entrelinhas nas quais um xingamento às vezes é meio de dizer ‘Tô precisando de um abraço’”. A pergunta de meu amigo fora suscitada pela postura dos personagens no decorrer da trama do filme.

A conversa prolongou. Analisamos nossas atitudes diante da vida, dos acontecimentos diariamente presenciados na sociedade - de ordem econômica, política, religiosa, etc., fizemos questionamentos a respeito do papel da mídia enquanto veículo que influencia a maneira de enxergarmos e de nos posicionarmos no mundo.

O intrigante é que de um lado as pessoas que se auto-intitulam ou são intituladas realistas, em grande parte, são confundidas e/ou comparadas com pessoas que tem uma visão pessimista do mundo, o que parece ser um tanto constrangedor e, portanto, dessa forma, é vantajoso ser intitulado idealista, é mais aceitável socialmente falando.

Fica então aqui a sugestão para que assistam ao filme ‘A falta que nos move’, e independentemente dele lanço a pergunta: como você se posiciona diante da vida? Dos acontecimentos? Com que olhar? Realista? Idealista?...

http://www.youtube.com/watch?v=TXCEm6TUGZU

Miniatura


7 comentários:

  1. Lembro da seguinte frase "cada ponto de vista é a vista de um ponto" e, assim, penso e sinto que há diferentes olhares sobre o outro a partir da relação que se estabelece. Sinto-me idealista e realista. E é assim que os outros, particularmente me veem... voces tem razao.

    ResponderExcluir
  2. Esta foi a semana dos cinéfilos...
    Estas postagens fizeram-me lembrar de Samuel Becket que, em 1949, escreveu "Esperando Godot" com seus dois maltrapilhos, Vladimir e Estragon.
    A vida é um espera, e outra... e outra... e outra... e outras...
    E se encontra, e outras...
    E se encontra, e outros...
    E se perde e se encontra, e outras...
    A vida se faz de realidades às custas de ideais...
    E outros...
    Valeu!
    Chiquinho S

    ResponderExcluir
  3. Houve um tempo em minha vida que gostaria de ser totalmente estática no pensamento. Que eu não tivesse nenhuma forma de questionamento assim não precisaria me posicionar diante de nada.
    Como se isso me fosse possível!
    La vem você Laudecir da Silva me por novamente diante de mim: "Inquietante, insistente e constante...
    Gostei de sua sugestão e de sua postagem.
    Que os jovens me permitam: MIL GRAU.

    ResponderExcluir
  4. Chiquinho, adorei isso:
    "A vida se faz de realidades às custas de ideais"...e também podemos inverter a ordem da frase: a vida se faz de ideais às custar de realidades. Ou não????

    ResponderExcluir
  5. Bom Lau...não tenho uma visão pessimista da vida, isso é fato; honestamente me considero uma realista...rs...vc bem sabe porque...mas penso que cabe tb a idealista...engraçado...ter o ideal pode ser o real...

    ResponderExcluir
  6. Oi Fabi,
    Vi que você fez os passos, como seguidora do blog, direitinho. Pois é, essa questao de idealista ou realista fica aí pra gente quebrar a cabeça... Acho que também sou realista, gosto dos dois pés no chao, embora a vida costuma nos jogar no chao e nos deixar no ar, sem nem um ponto de apoio.
    Adorei ver você por aqui......

    ResponderExcluir