sábado, 19 de novembro de 2011

Quem ama o feio...

Isa Oliveira

Em um passeio à minha cidade natal, Monte Alto, visitei uma antiga amiga, na casa dos quarenta e vários, como eu. Entre outras coisas, nos pusemos a falar de pessoas que eram tão bonitas na juventude e hoje estão feias. Falamos de nossas próprias rugas e cabelos brancos, dos amigos que engordaram, que ficaram carecas, enfim, que sofreram mais marcadamente a ação inexorável do tempo. De repente o pai dela, que tem mais de 80 anos, até então calado num canto da sala, tomou a palavra e nos surpreendeu dizendo que não existe ninguém feio, que todas as pessoas são bonitas. A veemência com que ele disse isso me pôs a pensar.


De fato, não existe ninguém feio, há formas diferentes, expressões diferentes, mas, cada um tem algo de belo em si. Então me lembrei de um adágio popular que, dependendo de onde se coloca a vírgula, toma dois sentidos diferentes: quem ama o feio, bonito lhe parece. Com a vírgula depois do substantivo feio quer dizer que, para quem ama uma pessoa feia, essa pessoa lhe parece bonita. Já com a vírgula depois do verbo: quem ama, o feio bonito lhe parece tem um sentido bem mais amplo, dizendo que, a quem ama, tudo parece bonito.


Pensei nos bebês e nas crianças, sempre tão lindos aos olhos dos seus pais, nos jovens, sempre tão lindos aos olhos da pessoa amada e nas pessoas maduras, bonitas pela experiência de vida acumulada nas marcas deixadas pelo tempo em seus semblantes.


Além de pensar na beleza, evocando o referido dito popular, me pus a pensar no amor, tão forte, tão capaz de transformar as coisas tidas como as mais feias em coisas belas, interessantes, sublimes. Que possamos amar sempre para sempre ver beleza na vida. Que a beleza não esteja fora, mas, em nossos olhos e, principalmente em nossos corações, afinal, quem ama, o feio bonito lhe parece, sempre.

4 comentários:

  1. O poder de um olhar...
    Capaz de transcender belezuras e feiuras...
    Valeu!
    Chiquinho

    ResponderExcluir
  2. BELO!
    Da beleza se gesta prosa bela!
    Da gestação da prosa bela outras belezas se afloram!
    Da "afloração" de outras belezas nos constituimos!

    ResponderExcluir
  3. Sei não, Isa, dizem as más línguas que quem ama o feio é porque o bonito não aparece...
    Mas, brincadeirinha à parte, o que nos encanta em um corpo, é a alma que a habita.
    Marli Pereira

    ResponderExcluir