domingo, 13 de novembro de 2011

IMPÉRIO
































Imagens dos conflitos na USP: intolerância, drogas, polícia, poesia, protesto...


É imperativo deter o pensamento.

Que sua flexão reflita medo e ostente a espada do poder.

Que o consumo reduza nossa vontade à densidade da matéria.

É crucial que a arte se restrinja ao limite mínimo de sua expressão.

Então, que siga alheia, seca, cega.

Que a palavra permaneça irrelevante e não diga a que veio.

Que a criação seja simples devaneio.

Que não toque nas mazelas da lei e da ordem.

Que conspiram para a explosão da ignorância intolerante,

Ocupando, assim, as cátedras, as cortes, os palácios,

Os condomínios e as favelas,

Os quartéis, as escolas e universidades...

O submundo imundo de consumidores entorpecidos

Por sonhos malfadados...

Fadados à perambular como zumbis

Ao largo das autoridades, de ricos,

Remediados, operários, pobres e morimbundos.

Esterilidade deplorável,

Astúcia dominante do saber.

Dominação perene e seu poder.


12/11/2011 – 19:48
Chiquinho Silva

6 comentários:

  1. BELA POSTAGEM.
    ATUAL!
    IMPACTANTE!
    SENSIVEL.
    O QUE FAZER COM A POLICIA...
    O QUE FAZER COM OS USUÁRIOS DE DROGAS...
    O QUE FAZER COM O AUTORITARISMO...
    O QUE FAZER COM A AS DROGAS...

    ResponderExcluir
  2. O que fazer coom o ser humano, com umapolitica que desconsidera o ser humano?? O que fazer com tudo isso?? Quando teremos respostas a essas questões?....................................
    ............................................

    ResponderExcluir
  3. Chico,
    Parabéns pela postagem e as fotos. Sexta-feira estive na USP e vi alguns desses cartazes por lá, vi os estudantes reunidos em um auditório discutindo sobre os problemas que estão colocados... , etc. Gilson e Reinildo fizeram uma série de perguntas pertinentes sobre sua postagem. Não vou fazer perguntas, arriscarei alguns comentários e, talvez, algumas respostas. Para que para algumas questões algumas respostas mais objetivas e para outras nem tanto, embora a polêmica em qualquer das hipótes é certa. Quanto ao papel da polícia me parece que é de proteger..., o que muitas das vezes não tem ocorrido, por razões variadas. Não acredito que prender os usuários, quer da USP ou da Cracolândia (vale lembrar que aqui as drogas de todo tipo são vendidas com megafone a qualquer hora do dia, inclusive com a conivência das autoridades...), seja uma atitude acertada. Deve haver alguns procedimentos mais eficientes. Caso contrário teremos que solicitar a presença da polícia em todas as universidades e Escolas de Ensino Regular (diga-se de passagem). Quanto à política, escrevi um texto a partir de Rubens Alves - "Sobre Política e Jardinagem" - que acredito ser oportuno, valeria começar por aí já que grande parte da miséria que o povo brasileiro vive é fruto da política vigente, e olha que segundo os órgãos de pesquisa sobre essa questão, a grande maioria é categórico em afirmar que o Brasil melhorou.

    ResponderExcluir
  4. Chico,
    Parabéns pela postagem e as fotos. Sexta-feira estive na USP e vi alguns desses cartazes por lá, vi os estudantes reunidos em um auditório discutindo sobre os problemas que estão colocados... , etc. Gilson e Reinildo fizeram uma série de perguntas pertinentes sobre sua postagem. Não vou fazer perguntas, arriscarei alguns comentários e, talvez, algumas respostas. Para algumas questões parace haver respostas mais objetivas e para outras nem tanto, embora a polêmica em qualquer das hipótes seja certa. Quanto ao papel da polícia me parece que é de proteger..., o que muitas das vezes não tem ocorrido, por razões variadas. Não acredito que prender os usuários, quer da USP ou da Cracolândia (vale lembrar que aqui as drogas de todo tipo são vendidas com megafone a qualquer hora do dia, inclusive com a conivência das autoridades...), seja uma atitude acertada. Deve haver alguns procedimentos mais eficientes. Caso contrário teremos que solicitar a presença da polícia em todas as universidades e Escolas de Ensino Regular (diga-se de passagem, que não me ouçam). Quanto à política, escrevi um texto a partir de outro texto de Rubens Alves - "Sobre Política e Jardinagem" - que acredito ser oportuno, valeria começar pela Política já que grande parte da miséria que o povo brasileiro vive é fruto da política vigente, e olha que segundo os órgãos de pesquisa, a grande maioria, é categórico em afirmar que o Brasil melhorou.

    ResponderExcluir
  5. Sim Lau, o Brasil melhorou. O Chico pode postar esta polêmica reflexão, o que não poderia antes por várias razões, vc fez alusões a questões muito sérias a problemas que antes nem sonhávamos pensar, penso que melhorou... estamos pensando... estamos trocando... estamos refletindo... creio que agimos de certa forma cada um do seu jeito e possibilidade no meio em que atua... Melhoramos?
    Chico, sua postagem, pede muiiiiiitos comentários... falaremos depois...

    ResponderExcluir
  6. Caminhando e cantando e seguindo a lição...
    Eu já fui até soldado, hoje muito mais amado, sou chofer de caminhão...
    Polícia, para quem precisa...Polícia para quem precisa de polícia. E aí? Tem???
    Marli Pereira

    ResponderExcluir